Para isso, considera-se de extrema importância desenvolver acções de informação/sensibilização dirigidos ao nosso publico alvo (beneficiários do Rendimento Social de Inserção), de forma a promover a sua inclusão social.
Neste sentido, o G.A.A.S encontra-se a dinamizar o projecto “Renascer no Feminino” , que se baseia num conjunto de acções que visam a melhoria das condições de vida de um conjunto de nove mulheres com idades compreendidas entre os 32 e os 52 anos.
Assim, o Gabinete considerou pertinente promover acções diversificadas no âmbito da Gestão Doméstica, da Organização de Actividades Recreativas, da Saúde e das Competências Parentais.
As acções desenvolvidas até então foram as seguintes:
1º Sessão – Gestão doméstica (29 de Outubro)
Esta sessão teve como objectivo fomentar um espaço privilegiado de partilha sobre gestão do orçamento familiar face aos recursos do agregado familiar. Foram partilhados também conselhos úteis de poupança nas despesas fixas mensais, como por exemplo: luz, agua, gás, etc.
2º Sessão – Gestão Habitacional (5 de Novembro)
Teve como intuito o esclarecimento/reflexão acerca da organização e limpeza do lar. Neste encontro, o grupo demonstrou-se mais disponível, o que proporcionou uma maior partilha de experiências e dúvidas, promovendo o relacionamento inter-pessoal entre as beneficiárias e a equipa do G.A.A.S.
3º Sessão – Aula de Yôga (10 de Novembro)
Teve como finalidade proporcionar ao grupo um momento lúdico, relaxante e uma experiência nunca antes vivida. Paralelamente, criou-se um espaço de maior proximidade, empatia e confiança entre as ajudantes de acção familiar e o grupo.