Centro Social da Paróquia de Polvoreira organiza Certame sobre património Vimaranense: “Guimarães no passado e no presente”.
O Curso EFA B3 de Cozinha, promovido pelo Centro Social da Paróquia de Polvoreira, organizou um Certame subordinado ao tema “Guimarães no passado e no presente”.
Na abertura do evento, o Presidente da Junta de Freguesia da Polvoreira, Carlos Miranda de Oliveira, enquadrou a iniciativa, tendo sublinhado a sua pertinência para o desenvolvimento local numa altura em que Guimarães assume um grande destaque no sector turístico, fruto do investimento levado a cabo pela Câmara Municipal de Guimarães.
Benedita Aguiar, Directora da Die Apfel, parabenizou o Centro Social da Paróquia de Polvoreira pelo grau de rigor que impõe às actividades realizadas, assim como os formandos do Curso EFA B3 de Cozinha pelo empenho demonstrado na realização das actividades.
O Orador, José Bastos, em representação da Câmara Municipal de Guimarães, fez uma retrospectiva histórico-cultural do concelho de Guimarães. José Bastos explicou que o investimento no turismo propicia o aumento de postos de trabalho, dando um contributo para debelar o desemprego na região. Aliás, sublinhou que essa é uma preocupação fulcral do Município Vimaranense.
Na sequência da comunicação de José Bastos, os formandos do Curso EFA B3 de Cozinha apresentaram os seus trabalhos, sendo que todos eles se circunscreveram à temática do Certame: Guimarães no passado e no presente. Neste sentido, apresentaram um documentário, por eles realizado, sobre o passado e o presente de Guimarães. De seguida, dinamizaram um jogo com questões relativas ao documentário apresentado. Expuseram, ainda, um livro sobre a história da cidade. Como encerramento do evento, encenaram um teatro de fantoches sobre a tradição Vimaranense.
No final do Certame, os formandos ofereceram aos presentes um lanche por eles confeccionado e que constou de doces e salgados típicos de Guimarães, numa óptica de dar visibilidade ao património gastronómico daquele concelho.
